Críticas ao espetáculo

Uma crítica a "Não chove de baixo para cima" pelo Dr. João Cabral Fernandes, Médico pdiquiatra, director de serviços da Unidade de Tratamento e reabilitação de Alcoólicos (UTRA), em Lisboa.

"Esta peça retrata, de uma forma dramática e humana, a transmissão transgeracional que existe e de que não nos podemos furtar, tanto psis como pacientes, no que refere aos traumas precoces, às educações em que o controlo está no comando, sendo brilhante nos diálogos e na metacomunicação que suscita. Para um público mais lato mostra, como só o teatro pode mostrar, o pathos do quotidiano.


Recomendo esta peça a todos aqueles que estão empenhados em relações de ajuda, médicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, técnicos do serviço social e, obrigatoriamente, a todos os que procuram pensar a vida, a mentalização do quotidiano, no interior e exterior de nós próprios.
Uma nota de apreço pela actriz Sandra José e por todos aqueles que contribuíram para a elaboração do guião desta peça Não Chove Debaixo Para Cima."










Uma crítica que o Professor e Escritor Armando José Castro fez por escrito, depois de assistir ao espetáculo:



Ficámos estupefactos perante um monólogo protovalente (apresentado na Fábrica de Emoções) centrado no (des) Amor maternal – não há escolas para mães!
A Sandra José soube colar o espectador à cena, mantendo-nos numa expectativa permanente, transfigurando-se nas personagens entrecortadas psicologicamente (no mesmo corpo) – uma transfiguração cénica de craveira surpreendente...
Pela perfeição do texto, pela sua dicção e através de uma encenação certos resultaram um prazer permanente ao espectador, que a nossa querida Amiga Sandra José soube transmitir. OBRIGADA!!!!!


Palavras da escritora Zilda Cardoso



Uma peça que tem merecido forte aplauso do público face a um texto surpreendente e uma interpretação rigorosa.


Por João Lázaro:




 Já faço teatro há 31 anos, acho que já vi de tudo o que se tem feito nesta área em Portugal e não tenho dúvidas de que Sandra José será uma dramaturga, daqui a uns anos, reconhecida como uma das melhores. Palavra de honra, o texto é de uma qualidade absolutamente soberba.


http://www.ruadebaixo.com/nao-chove-de-baixo-para-cima-05-04-2013.html




"Esta peça funciona como um despertar de mentes, uma espécie de grito no escuro em que vive – ainda – a sociedade actual, face ao direito à integridade física e psicológica do cidadão." Mara Silvério


Por André Menezes Melo, Actor

É tão boa, mas tão boa, esta peça, que é um pecado não assistir.
Paula Varela - jornalista

" Excelente texto, magnifica interpretação. Intenso, real, emocionante. Brilhante actriz. "Nao chove de baixo para cima". Parabéns Sandra José. Amei"


Sem comentários:

Enviar um comentário