Sandra José

Sandra José

Nasceu a 1975 na cidade de Chaves, onde iniciou os estudos de piano com sete anos de idade. Licenciou-se em Música em 1999, sendo intérprete de Piano, Acordeão e Flauta Bisel. Foi vencedora do concurso de seleção para a Marcha Popular de Santo António da cidade de Pombal em 1999. Concluiu o 7.º grau de Formação Musical pelo Conservatório Nacional, bem como Classe de Conjunto, Acústica e História da Música no ano de 2003. Ainda na área Musical, participou como autora de quatro letras no CD de Nuno de Brito e foi elemento do Júri do Festival RTP da Canção, a nível da Região de Leiria, no ano 2009, tendo vindo a ser formadora na área.

Paralelamente ao percurso Musical muda-se para S. Miguel, onde viria a residir durante cinco anos, iniciando formação na área da interpretação desde o ano de 2001, pelas mãos de António Terra, Gina Tochetto, Pedro Penim e Nelson Ribeiro, ingressando como atriz em duas companhias de Teatro no arquipélago. Em 2005 regressa ao Continente e abraça profissionalmente a carreira de atriz numa Companhia de Teatro em Leiria, onde se viria a tornar, também, dramaturga residente e elemento da Direção da mesma até ao ano de 2012. Atriz convidada para o evento "noite do Sketch" em S.Miguel, como autora de dois textos, encenadora e intérprete. É autora convidada pela Soprano Ana Margarida Amararo, para a escrita da Peça final de Mestrado desta, que está neste momento a ser encenada e que se intitula “Escala de Mim”. Foi selecionada para o Teatro Rápido, mês de julho, com o actor Rodrigo Saraiva, num texto e encenação a seu cargo da peça “C10H14N2”, em cena a partir de 1 de julho.

Especializa-se em Interpretação num Curso de Mestrado em Teatro, concluindo o estágio profissionalizante no ano de 2012. Frequenta diversas Cursos de formação na área da interpretação, colocação de voz e televisão. Participa como atriz numa curta-metragem de João Salaviza e outra de Frederico Gonçalves e Cinara Prisco. Conta com cinco peças escritas e levadas a cena (Não Chove de Baixo para Cima; Ás de Paus, Dama de Copas; C10H14N2; E Se Não Houver Castelo? e Museu dos Sonhos) e outras por encenar. É orientadora, formadora e encenadora de projetos para escolas e grupos de Teatro da Região de Leiria.




- Mestrado em teatro, especialização em Interpretação, 2012
- Licenciatura em Música, 1999
- Colaboradora na Companhia de Actores em Oeiras, com Direção Artística de António Terra, de 2012 até ao presente
- Atriz e Dramaturga residente da Companhia de Teatro Te-ato, em Leiria, com direção Artística de João Lázaro, entre 2005 e 2012
- Formação em Interpretação para Televisão por Jorge Queiroga
- Curta-Metragem, realização de João Salaviza - "Fado Tropical", 2011
- Curta-Metragem, realização de Frederico Gonçalvers e Cinara Prisco - "Amor Fati", 2012
-Diversas formações na área de Interpretação pelas mãos de Pedro Penim, António Terra, Gina Tochetto, António Mascaranhas e Nelson Ribeiro
- Atriz na Companhia de teatro Amphiteatrum, 2001 a 2005, S. Miguel, Açores;
- Atriz na companhia de teatro para a infância "Boneca de Trapos", 2000 a 2001, S. Miguel, Açores.



Autora de textos para teatro:

- Não chove de baixo para cima
- Check Mater
- Ámen
- 8.44 - teu pai o diabo
- E se não houver castelo?
- Ás de paus. Dama de copas"
- Paraliso
- Posfácio de "As peúgas"
- C10H14N2
- Tenho-me esquecido
- Museu dos sonhos

Teatro para a infância:

Museu dos sonhos
Lagarta, lagartinha, lagartona

Literatura infantil

Coelho Saltarico
Ser


Sem comentários:

Enviar um comentário